SANAPSY CALDAS DA RAINHA

Psicoterapia individual

É um espaço de consulta que pretende, em primeiro lugar, aliviar os sintomas que levaram à marcação de consulta, e ao mesmo tempo, promover competências e desenvolver recursos por forma a aprender a lidar com situações futuras, prevenindo recaídas e novas situações de crise.

Por exemplo, a psicoterapia psicodinâmica, tem origem na teoria e conhecimento psicanalíticos, e é, acima de tudo, um modo de pensar que inclui conflitos inconscientes, falhas e distorções das estruturas intrapsíquicas, representações mentais de si próprio e dos outros, enfatizando a função comunicativa (entre paciente e terapeuta) do sintoma (e do comportamento).

Todas as evidencias cientificas mostram que o tratamento da doença psiquiátrica é mais eficaz a longo prazo se se associar a uma psicoterapia (inc psicoeducativa).

Pretende-se que seja sentido como um espaço seguro, de respeito e empatia e para tal, o psicoterapeuta tenta antes de mais estabelecer uma relação de confiança, de ajuda e de compreensão. É esta relação que, independentemente do modelo teórico, vai ser o fundamento da eficácia do tratamento.

Na psicoterapia individual, o paciente e o terapeuta analisando o motivo da consulta, e outros fatores da pessoa e do seu contexto, procuram estabelecer objetivos e metas comuns, definindo-se uma estratégia de intervenção adequada e de acordo com o paciente.

A duração da psicoterapia individual é variável, mediante o problema apresentado, mas igualmente e mais importante, dependendo da motivação e adesão à terapêutica por parte do paciente.

Existem diferentes modelos de terapia que se adequam cada uma especificamente com um tipo de patologia ou de doente (ou fase da vida) indidualmente, em casal, em familia ou em grupo. Entre estas destacam-se as mais conhecidas:

  • Terapia Psicanalitica
  • Terapia Psicodinâmica
  • Terapia Sistémica
  • Terapia Cognitivo-comportamental
  • Terapia de Aceitação e Compromisso
  • Mindfullness ou Plena Consciência
  • Terapia Centrada na Pessoa ou Terapia Rogeriana
  • Terapias Psicopedagógicas

ACORDOS